quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Nutricionistas e Ciência: Comunicadores Imparciais?

A ciência é produzida por investigadores de diversas áreas, sendo que os nutricionistas são os agentes primários da comunicação dos conhecimentos produzidos sobre alimentação. Como qualquer comunicador, deve fazê-lo de forma imparcial e clara, com especial atenção para a veracidade e fiabilidade daquilo que comunica (vejam o video acima), uma vez que influencia as escolhas alimentares do público-alvo e, consequentemente, a sua saúde.
No entanto isto nem sempre se verifica pois vivemos num mundo movido essencialmente por interesses económicos, políticos e comerciais e, muitas vezes, o nutricionista é “obrigado” a promover produtos da empresa para a qual trabalha, que ele sabe não serem por exemplo os mais indicados a incluir numa alimentação saudável.

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente